Os problemas do Brasil e a filosofia grega

 

O maior problema do Brasil de hoje é a incapacidade dos três poderes da República brasileira de neutralizar o conflito de interesse que existe entre a obrigação do Estado de conferir a todos a igualdade perante a lei e o tratamento diferenciado que o Estado dá aos seus funcionários inclusive aqueles que atuam em atividades não essenciais para a manutenção da lei e da ordem. Essa falta de harmonia política e social é um sintoma do tumor que tomou conta do Estado brasileiro, que é mais uma oligarquia do que uma democracia.

A antiga filosofia grega é uma fonte de inspiração na busca de soluções dos problemas contemporâneos. Embora Sócrates e Platão costumam ser vistos como oponentes em termos de ideias políticas, as suas opiniões são por vezes complementares, como num diálogo sobre a justiça em que Sócrates salientou a importância de usar bem os talentos dos cidadãos e Platão a harmonia política da sociedade como uma condição para a justiça.



 ***
Check out PortVitoria, a biannual digital magazine of current affairs, culture and politics centered on the Iberian culture and its diaspora.

PortVitoria offers informed opinion on topics of interest to the Luso-Hispanic world. Its content appears in Portuguese, Spanish &/or English.

Help PortVitoria to continue by putting a link to it in your blog or Facebook account.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s