O acesso universal ao cânone e a queda do muro acadêmico

Antigamente o único acesso ao cânone da Civilização Ocidental – o conjunto das obras dos grandes pensadores, cientistas e escritores que forjaram a Civilização Ocidental –, era através das bibliotecas das universidades. O surgimento da internet tornou o cânone acessível para as pessoas comuns que estão fora do ambiente acadêmico. Através do Projeto Gutenberg (PG), a maior e mais antiga organização sem fins lucrativos que distribui livros eletrônicos gratuitamente, qualquer um pode acessar os livros clássicos pertencentes ao cânone, além de muitos outros.

Ainda há muitas pessoas que pensam que só quem tem formação universitária em determinada área do conhecimento pode emitir opiniões sobre os assuntos classificados na mesma área. Entretanto, a acessibilidade à informação permite um autodidatismo muito superior àquele da época anterior à internet, e por essa razão as pessoas não devem ser constrangidas a deixar de se expressar somente porque o seu conhecimento é fruto do autodidatismo.

Na verdade, o conhecimento não tem fronteiras e a barreira que separa a academia e o resto da a sociedade é apenas psicológica. Bill Gates, Paul Allen e Steven Jobs descobriram isso na década de setenta, pouco antes de decidir abandonar os seus cursos universitários para formar empresas de computação. Hoje em dia o conhecimento sem fronteiras já é aceito por todas as pessoas de mente aberta tanto de dentro quanto de fora da academia. Volta e meia as universidades americanas recrutam professores entre profissionais que atuam fora da academia.


***
Check out PortVitoria, a biannual digital magazine of current affairs, culture and politics centered on the Iberian culture and its diaspora.

PortVitoria offers informed opinion on topics of interest to the Luso-Hispanic world. Its content appears in Portuguese, Spanish &/or English.

Help PortVitoria to continue by putting a link to it in your blog or Facebook account.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s