A educação liberal e o cânone da Civilização Ocidental

O cânone da Civilização Ocidental refere-se ao conjunto das obras dos grandes pensadores, cientistas e escritores que forjaram a Civilização Ocidental. Tradicionalmente o cânone da Civilização Ocidental pertence à tradição da educação liberal do ensino superior dos Estados Unidos, Alemanha, França e Grã-Bretanha.

A educação liberal está estreitamente ligada ao cânone e é considerada sine qua non para a sobrevivência da própria civilização Ocidental. Stringfellow Barr (1897-1982), um dos defensores da educação liberal afirmou que a civilização Ocidental não podia prescindir da educação liberal, sem a qual as pessoas ‘são levadas a interpretar erradamente o passado, julgar erradamente o presente e negar a própria esperança de futuro’.

Outro defensor do cânone da Civilização Ocidental foi o filósofo Karl Popper (1902-1994) que argumentava que o cânone permitia uma visão da História sem as mantas nacionalistas ou ideológicas dos historiadores. Popper costumava dizer que não existe uma história da humanidade mas sim muitas histórias de todos os aspectos da vida humana. As visões críticas da História concordam que a História é repleta de vieses. As Histórias dos povos ou das nações têm vieses causados pelos nacionalismos enquanto que a História Universal tem vieses causados pelo jogo do poder político.

A tradição do estudo do cânone foi duramente atacada pela ‘Nova Esquerda’ durante as décadas de setenta e oitenta do século vinte, culminando nas ‘guerra das culturas’ das universidades americanas. A criação de novos cursos de graduação cuja designação começa com a palavra ‘estudos’ foi um dos resultados da guerra das culturas.

***

Check out PortVitoria, a biannual digital magazine of current affairs, culture and politics centered on the Iberian culture and its diaspora.

PortVitoria offers informed opinion on topics of interest to the Luso-Hispanic world. Its content appears in Portuguese, Spanish &/or English.

Help PortVitoria to continue by putting a link to it in your blog or Facebook account.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s